Postagens populares

terça-feira, 20 de setembro de 2011

AMOR É TRABALHO

Observando uma casinha de joão-de-barro em construção e, diante da gritaria enquanto trançavam os galhinhos misturados com barro deduzi que fosse um casal dos conhecidos pássaros fazendo uma DR (discutindo a relação). Acho que não entram em acordo com alguns detalhes daí o alvoroço. Talvez ela não concorde com o espaço o tamanho da porta, coisa de mulher.
Que linda cena!  Na construção real (casinha) a construção do relacionamento, do amor que envolve permuta cumplicidade, compromisso que vão muito além do amor como queremos defini-lo.
Perdida em meus pensamentos, tento, na minha pequenez analisar esse sentimento controverso que é o amor. Para uns, sublime transcendente para outros dor e sofrimento. Na minha reflexão e, recordando-me da cena que havia visto conclui que AMOR É TRABALHO.
Trabalho lento que envolve sensações diversas e controversas de prazer, poder, impotência glamour, onipotência, paixão, ódio e, como diz o artista é trabalho que lembra movimento, interatividade e a arte buscando a perfeição nos detalhes.
Os escritores, poetas, romancistas cantam o amor em prosa e verso e falam do relacionamento entre as pessoas que envolvem valores diferentes, dos desejos e paixões.
Na novela “O Caminho das Índias” a autora descreve essa construção, esse trabalho quando orienta os jovens para o casamento e diferencia o amor paixão do amor construído com serenidade e perseverança. Compara com uma chaleira de água que é fria no início e, devagarzinho vai esquentando até a fervura. (amor duradouro) Cita o seu contrario quando o amor é paixão com fervura no inicio e esfria num curto espaço de tempo.
                              
Invertendo a ordem das palavras temos:
TRABALHO É AMOR.
O sentimento não muda quando pensamos em cumplicidade, compromisso, perseverança, troca numa construção para o bem comum.
Exemplos não faltam na natureza quando observamos o trabalho incessante do orbe para a harmonia dos seres que nele habitam.
O exemplo do trabalho solidário nas organizações mais complexas das formigas e abelhas. Poderíamos fazer um rol imenso desse trabalho, mas não é esse o propósito.
Fagner em uma composição diz:
O HOMEM SE HUMILHA SE CASTRAM SEUS SONHOS
SEU SONHO É SUA VIDA
E A VIDA É TRABALHO
E SEM O SEU TRABALHO.
O HOMEM NÃO TEM HONRA...

...NÃO DA PRA SER FELIZ...

02/2007   FTI


Nenhum comentário:

Postar um comentário