Postagens populares

terça-feira, 23 de julho de 2013

Uma história de sucesso


Estamos em 1991. Acabo de chegar à Escola Anésia Loureiro Gama, em São Bernardo do Campo. Egressa de uma escola distante com muitos problemas surpreendeu-me tudo o que aqui encontrei: da organização e limpeza até a disciplina reinante, tanto no grupo de professores, como no pessoal administrativo e, principalmente, nos alunos.
Por atribuição da direção da escola, fiquei responsável por uma terceira série do primeiro grau. Eram mais de 35 alunos (não me lembro do número exato), mas de imediato senti acontecer uma grande afinidade entre nós. Crianças na faixa de nove anos, cheias de vida e com muita predisposição para aprender. Fiquei entusiasmada, antevendo o sucesso que alcançaríamos juntos, uma vez que dar aula sempre foi o meu forte.
Particularmente, chamou-me a atenção uma garotinha linda, de olhos vivos e muito espertos, que participava ativamente de todas as atividades, colocando-se muito bem nas perguntas e nos questionamentos. Com a desenvoltura de uma pessoa adulta, sabia ocupar seu lugar, conquistando a simpatia da classe. Com isso, estabeleceu desde o início uma ligação muito grande com a professora.
Mesmo não tendo formação específica em Língua Portuguesa, sempre adotei o lema de Oscar Wilde, de que ‘”para se escrever, basta ter alguma coisa para dizer”. Gostava de trabalhar a criação de texto, coisa que fazíamos com bastante frequência e com grandes resultados. Incentivava a leitura e estimulava a que os alunos se arriscassem no mundo mágico da escrita. Com eles, soltava as amarras da imaginação e voávamos juntos nas asas dos nossos sonhos. Acompanhei a classe no ano seguinte, quando terminou a primeira fase do primeiro grau. E lá estava ela: Luciana Bugni.
Ainda hoje me vem à memória o quanto era prazeroso ler seus textos. Surpreendia sempre a forma como desenvolvia qualquer tema que trabalhássemos. Tinha idéias próprias, e as trabalhava de forma coesa e precisa. Na correção dos textos, sempre tive o hábito de fazer alguma observação que ultrapassava a convencional correção ortográfica e gramatical. Ela deve lembrar-se de algum comentário meu. Coisas como: “um dia vou ver algum trabalho seu... você será escritora, eu pressinto... que delícia de história, continue nesse caminho...”.
Sinto enorme prazer em ver confirmado meu vaticínio. Está aí Luciana, jornalista cheia de beleza e de vida nos seus 30 anos. Pelo caminho que tem trilhado, estou absolutamente convencida de que seu futuro será ainda mais brilhante. Parabéns pelo aniversário, pelas conquistas e pela grande beleza revelada pelos seus lindos olhos.

Carinhosamente, Geni

09/2012

nota: Escrevi esse texto a pedido de sua mãe quando a empresa prestou uma homenagem para Luciana no seu aniversário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário